Após polêmica, cartilha anti-assalto é revisada e começa a ser distribuída nos ônibus em São José


As empresas de ônibus de São José dos Campos começam a distribuir para os passageiros, a partir desta quarta-feira (14), a cartilha com orientações para evitar assaltos nos coletivos. Após a polêmica envolvendo um dos itens, que pedia que os usuários do sistema usassem ';roupas discretas';, o item foi suprimido. A BusVale, consórcio que representa as empresas, justificou apenas que o material divulgado na última semana era uma versão preliminar da cartilha e que foi submetido à edição.

A informação sobre a impressão e distribuição das cartilhas foi divulgada pelas empresas no último dia 6. A intenção é frear os assaltos nas linhas, com foco no comportamento dos usuários. A cartilha dá dicas do que deve ser evitado nos ônibus e pontos.

Segundo o Sindicato dos Condutores, 16 assaltos foram registrados somente em fevereiro deste ano - em uma das ações, um cobrador foi morto. Em todo ano passado aconteceram 15 assaltos.

O documento que começou a ser distribuído traz dicas como: não cochile ou se distraia com conversas ou leituras, desconfie de estranhos, desconfie de esbarrões, fique longe da catraca, evite pontos de ônibus isolados à noite, entre outras. (leia acima)

Cartilha dá orientações para passageiros contra  crimes (Foto: Divulgação)Cartilha dá orientações para passageiros contra  crimes (Foto: Divulgação)

Cartilha dá orientações para passageiros contra crimes (Foto: Divulgação)

 

Polêmica

 

A primeira versão do material tinha como dica “usar roupas discretas”, o que gerou polêmica - todas as outras dicas de segurança foram mantidas. A distribuição da cartilha será no terminal central.

"É preciso redobrar a atenção, é preciso ficar atento e a cartilha leva um pouco de conhecimento daquilo que a própria polícia militar aprendeu durante todos esses anos de trabalho. Portanto, a gente tá fazendo esse processo educativo para que a gente possa levar esse conhecimento a quem usa o ônibus. Nosso objeitvo e o que fazemos é transportar e com segurança", afirmou Rubens Fernandes, diretor da Busvale.

A cartilha foi escrita com auxilio da PM, que fez apontamentos de comportamentos considerados de risco e como dificultar a ação dos criminosos.

 

PM

 

A Polícia Militar informou que deu início neste mês à ';Operação Transporte';, para reduzir a ocorrência de crimes contra as empresas, funcionários e usuários do transporte coletivo na região.

Para isso, a polícia reforçou o policiamento em pontos de ônibus e táxis, além de abordar veículos e pessoas em atitude suspeita.

Segundo a corporação, a cartilha quer conscientizar os passageiros sobre a adoção de atitudes preventivas.


G1 - Vale



diz:
ta na otima ta bom demais... mais recados Deixe seu recado!

Ótima FM - 90,3 Mhz | 95,5 MHZ

A rádio  |  Promoções  |  Programa Celso Portiolli  |  Notícias  |  Enquetes  |  Contato  |  Anuncie na Ótima FM
VALE DO PARAÍBA
(12)3522-5470
R. PINHEIRO DA SILVA, 260 – JARDIM BOA VISTA
12401-020 PINDAMONHANGABA - SP
SÃO JOSÉ DOS CAMPOS
(12)3923-4509
R. SEBASTIÃO HUMEL, 171 – SL 2 - CENTRO
12210-200 SÃO JOSÉ DOS CAMPOS - SP

ACOMPANHE A ÓTIMA NAS REDES SOCIAIS