Após polêmica, Prefeitura de Jacareí anula quase 3,2 mil multas de 'radar pegadinha'


Após polêmica, a Prefeitura de Jacareí anunciou na noite desta segunda-feira (15) que vai anular quase 3,2 mil multas por excesso de velocidade aplicadas a motoristas pelo radar da avenida Davi Monteiro Lino, na altura do novo Pronto Atendimento Infantil. Os motoristas reclamavam que a sinalização no local confundia e induzia à infração. O equipamento iniciou operação em janeiro.

O limite de velocidade no local é de 40 km/h - indicado corretamente por sinalização cerca de 500 metros antes do radar. O problema, segundo os motoristas, é que menos de 100 metros a frente do equipamento, uma placa indicava 60 km/h.

Um dia após alerta do Link Vanguarda, a prefeitura admitiu que a sinalização poderia confundir os motoristas e a placa de 60 km/h foi retirada pela administração municipal.

O cancelamento das multas vale para motoristas que atingiram a velocidade máxima de 60 km/h entre os dias 15 de janeiro e 21 de abril, quando a sinalização foi retirada. Para quem excedeu essa velocidade no período, as multas estão mantidas.

O governo não informou o total de multas aplicadas pelo radar desde o início da operação do equipamento.

 

Cancelamento automático

 

De acordo com o Secretário de Mobilidade Urbana, Edinho Guedes, quem foi multado não precisa recorrer. A multa será cancelada automaticamente.

"Legalmente não tinha nada de errado [nas autuações] porque antes do semáforo tem diversas placas indicando a velocidade de 40km/h. Mas entendemos que com a existência do semáforo em frente à UPA, quando o sinal está no amarelo, o motorista acelera para poder passar antes do vermelho e logo à frente vê a placa de velocidade de 60km/h. Isso induzia o motorista ao erro", considerou o secretário.

Guedes disse ainda que após as reclamações, eles resolveram analisar o problema e remanejar a sinalização de 60km/km para um ponto adiante, ou seja, não houve alteração nos limites de velocidade da via. "Nosso objetivo é conscientizar, não punir, nem arrecadar dinheiro", completou.

 

Multa

 

A multa pelo excesso de velocidade varia de acordo com a infração cometida. Até 50% da velocidade prevista, a multa é considerada grave e custa R$ 130,16, além da perda de cinco pontos na CNH.

Caso o condutor atinja velocidade acima de 50% do definido para a via, o ato é entendido como gravíssimo, a multa chega a R$ 574,72, com o direito de dirigir é suspenso imediatamente.

Outras infrações como avançar o sinal vermelho e parar na faixa de pedestre não foram canceladas. A partir de 22 de abril, as multas seguiram sendo aplicadas aos motoristas que trafegaram acima de 40 km/h no trecho.

 

G1 Vale



Vinicius Valter Silva de Jesus diz:
Boa tarde Paulo , gostaria de participar do carteira cheia , ta na ótima ta... mais recados Deixe seu recado!

Ótima FM - 90,3 Mhz | 95,5 MHZ

A rádio  |  Promoções  |  Programa Celso Portiolli  |  Notícias  |  Enquetes  |  Contato  |  Anuncie na Ótima FM
VALE DO PARAÍBA
(12)3522-5470
R. PINHEIRO DA SILVA, 260 – JARDIM BOA VISTA
12401-020 PINDAMONHANGABA - SP
SÃO JOSÉ DOS CAMPOS
(12)3923-4509
R. SEBASTIÃO HUMEL, 171 – SL 2 - CENTRO
12210-200 SÃO JOSÉ DOS CAMPOS - SP

ACOMPANHE A ÓTIMA NAS REDES SOCIAIS